domingo, 15 de maio de 2011

Citações

Arte

Gustave Moreau - «Pastores do campo, que triste vergonha, só estômagos!
Nós sabemos contar mentiras várias que se assemelham à realidade,
mas sabemos também, se quisermos, dar a conhecer verdades!»

Literatura

Antero Quental - Abrangência Literária Lembremo-nos que a literatura, porque se dirige ao coração, à inteligência, à imaginação e até aos sentidos, toma o homem por todos os lados; toca por isso em todos os interesses, todas as ideias, todos os sentimentos; influi no indivíduo como na sociedade, na família como na praça pública; dispõe os espíritos; determina certas correntes de opinião; combate ou abre caminho a certas tendências; e não é muito dizer que é ela quem prepara o berço aonde se há-de receber esse misterioso filho do tempo - o futuro.

Antero de Quental, in 'Prosas da Época de Coimbra'

Arquitectura


Antoni Gaudi - "Não se deve fazer monumentos aos artistas porque eles já o fizeram com suas obras..."

Artes plásticas em Portugal





Em Portugal as artes plásticas também tiveram algum destaque, embora numa escala inferior á dos outros países. Apesar disso, não poderíamos deixar de lhe dar o seu devido ênfase.  Por essa razão neste novo post iremos falar de alguns dos mais importantes artistas portugueses no século XIX e das correntes artísticas em que os mesmos se destacaram.

       No âmbito das artes plásticas, a modernidade acomodou – se á realidade portuguesa. Assim, no campo da pintura, nomes como Silva Porto (1850-1895), Marques de oliveira (1853-1927) ou José Malhoa (1855-1955), apesar das influências estrangeiras permaneceram ligados a uma pintura do sabor naturalista marcada pelo gosto em relação e aos actores do campo. Outros, como Bordal Pinheiro (1857 - 1929) Aurélia de Sousa (1865 – 1922) ou António Carneiro (1872 1930) preferiram o retrato, embora neste ultimo seja perceptível alguma influência do simbolismo. Finalmente aquela que parecia constituir uma jovem promessa da pintura portuguesa, devido a algum arrojo na simplificação das formas - Henrique Pousão (1859-1884) teve uma vida excessivamente curta
            
        No campo da escultura dois nomes sobressaem: Soares dos Reis (1847- 1889) e Teixeira Lopes (1866 - 1942). O primeiro em “O Desterrado”, a par do recurso á estética clássica na modelação do corpo, denota a inquietação e melancolia face ás contradições da sociedade portuguesa da parte final do século           XIX. O segundo em “A viúva ” expressa este compromisso e a representação naturalista mais adequado ao gosto do tempo. Finalmente, no âmbito da arquitectura o gosto é marcado particularmente pelo revivalismo em relação a temas medievais, assistindo-se por isso ao aparecimento de exemplares (Palácio da Pena), em Sintra onde a multiplicidade de influências (gótico, manuelino, mudéjar) constitui o traço mais saliente.



     António carneiro - triptico pelos painéis da esperança amor e saudade (1899- 1901)




     Teixeira Lopes - Infância de Caim 1890





António carneiro - retrato de Teixeira de Pascoes 1923




Soares dos Reis - flor de agreste

Filmes Relacionados com os temas do Blog

No sentido de tornar os temas do nosso blog mais interessantes pesquisamos alguns trailers e um pequeno resumo do filme. Espero que gostem.




David Copperfield é um filme norte-americano de 1935 dirigido por George Cukor, baseado no livro homônimo de Charles Dickens.Antes mesmo de David nascer, morre seu pai. Ainda criança, vê sua carinhosa mãe casar-se com um homem insensível (Murdstone) que o manda para um internato, onde sofre humilhações e castigos. Quando morre sua mãe, o padrasto o tira da escola e o manda para Londres, para trabalhar em condições desumanas. Ele foge e procura sua tia Betsey, que passa a educá-lo.
Assim David vai crescendo, trabalhando e subindo os degraus para se tornar um escritor de sucesso.






A Versátil apresenta Madame Bovary, a excelente versão cinematográfica de Claude Chabrol para o grande romance realista de Gustave Flaubert (1821-1880). França, século XIX. Emma Bovary, filha de um camponês, casa-se com um médico da região, visando ascender socialmente. Ávida leitora de romances sentimentais, ela se frustra com a mediocridade do marido e com a monotomia da vida conjugal e da sociedade interiorana. Como fuga dessa realidade, passa a ter vários amantes. Com magnífica atuação da atriz Isabelle Huppert (A Professora de Piano) e direção magistral de Claude Chabrol, Madame Bovary é uma notável união entre cinema e literatura.






Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.